engajamento-no-trabalhoHoje vamos fazer os comentários do post:

Você pode encerrar sua semana de trabalho na Quinta-Feira ao seguir 6 passos

De fato, essas recomendações funcionam muito bem para aquelas pessoas que têm em seu trabalho uma rotina muito bem definida em que diariamente, semanalmente, existam tarefas que se repetem em ciclos. Aliás, muitos de nós temos algumas partes de nossas vidas com rotinas muito bem definidas e que se repetem diariamente ou mesmo semanalmente.

PUBLICIDADE

O autor, a partir de algumas pesquisas e referências, dá dicas precisas sobre como ter mais espaço na sua semana, você precisará fazer uma revisão de como gasta o seu tempo para redirecionar seus esforços reduzindo o tempo gasto, quer seja cortando tarefas, quer seja fazendo mais rápido. Infelizmente ele não aprofunda como fazer isso e perde a oportunidade de comentar sobre qual tecnologia usar. Na verdade, usando tecnologia, temos várias opções de coisas que podem ser feitas e que geram aumento de produtividade pois automatizam parte de nossas rotinas. Uma dessas dicas é o uso de macros no Excel: por exemplo, todos os dias você tem que emitir um relatório em que os dados variáveis são os mesmos, com a diferença apenas das datas. Para te ajudar, gravar a sequencia de passos que você dá para emitir o relatório em uma macro pode efetivamente te tirar de um tormento enorme de como executar essa tarefa, economizando esses passos que o Excel vai fazer para você.

Para as pessoas que não tem tantas atividades rotineiras assim (algumas posições de gestão são exatamente assim, sem rotina) acaba que algumas das dicas não são tão disruptivas ou não vão trazer os benefícios almejados.

Mas o artigo tem boas dicas, como por exemplo:

  1. Uso de modelos para respostas ou relatórios padrão;
  2. Usar as caixas de tempo (eu gosto do conceito e permite agrupar em lotes as tarefas parecidas);
  3. Definir as 3 tarefas mais importantes do dia;
  4. Definir uma lista de coisas para parar de fazer.

Essa última é realmente muito interessante, pois muitas vezes pensamos apenas no que tem que ser feito e às vezes, parar de fazer algo, libera mais espaço do que simplesmente espremer mais tarefas no dia.

Como conclusão desse artigo comentado, recomendo: revise de quando em quando a sua rotina de trabalho, avalie quais tarefas estão te aproximando dos resultados que você almeja e quais tarefas não estão te ajudando nisso.

Um Abraço Focado!

Fernando Sobrinho

Não fique aí quietinho, se quiser dar um pitaco, esse espaço aqui é seu!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.