ico-destinonegocio-codigo-de-trabalho-istock-getty-images

Esse artigo pode ser lido no seu local original neste link.

PUBLICIDADE

Por Ricky Tang

Você já percebeu que sua semana de trabalho sempre invade seu fim de semana e este sempre acaba antes de você tomar conhecimento que já chegou? Parece ser um tipo cruel de tortura. E não parece que vai acabar. E se houver um jeito de mudar a estrutura da sua semana de modo que ela voe baixo e todo o trabalho duro esteja pronto até Quinta-Feira?

Mesmo que nós desejássemos que toda Sexta-Feira fosse folga, não seria legal ter as sextas-feiras como um dia “bônus” para que você possa lidar com os compromissos grandes, ou mesmo ganhar uma frente na semana seguinte.

Sim, é sério. Sim é possível. Muitas pessoas de sucesso e companhias já usam as semanas de trabalho flexíveis. E sim, você também pode se user o seu tempo sabiamente.

01-Comece com as tarefas mais importantes:

Comece seu dia gastando os primeiros 90 minutos na sua tarefa mais importante. De acordo com uma pesquisa, o corpo humano funciona em ciclos chamados ritmos ultradianos. Esse termo se refere aos ciclos cerebrais de 90-12o minutos que assumem o comando independentemente de estarmos acordados ou dormindo. Esse ritmo determina quando nossos corpos e mentes estão mais energizados e quando necessitamos de um descanso. Mesmo se não nos sentimos assim, nosso cérebro é mais ativo pela manhã. Este é o melhor momento para fazer o seu melhor e mais importante tarefa.

o2-Organizar o tempo em “caixas” aumenta a produtividade

Organizar uma caixa de tempo para cada tarefa pode realmente nos ajudar a sermos mais eficientes e ter mais missões cumpridas. Criar caixas de tempo para comprometermos com cada tarefa, aumenta a produtividade. Quebre suas tarefas em pedaços de 30 com incrementos de 30 em 30. Tem uma tarefa que não pode ser completada nesse período menor? Quebre esse garotão em tarefas menores que podem ser completadas em caixas de tempo gerenciáveis.

Uma vez que você dominou colocar cada tarefa em uma caixa de tempo ao longo do seu dia, incremente sua produtividade simplesmente diminuindo o tamanho de suas caixas do tempo! Tente completar sua tarefa em um período mais curto, cortando a sua caixa entre 10 e 20%.

A dica de sucesso para as caixas do tempo é trabalhar na tarefa antes que o tempo limite (deadline) do compromisso termine. Então, você se move para o próximo item da lista. Quando você configura um prazo curto para cada tarefa ao longo do seu dia, isso motiva você para aumentar o seu nível de produtividade e ajuda você a fazer acontecer.

03-Defina as três tarefas mais importantes:

Ao invés de ficar zapeando em sua longa lista de tarefas que você tem que fazer ao longo do dia, defina as três mais importantes coisas que você precisa por foco. Ter uma longa lista de tarefas não é uma medida de sucesso, especialmente se você não consegue completar as tarefas mais importantes da lista. Ponha esses compromissos no calendário e então você se lembrará dos pontos altos de cada dia.

Apenas por realçar as três missões mais importantes de cada dia, você irá completar aquilo que mais é relevante. Isso aumenta sua habilidade de priorizar. Quando as prioridades são alcançadas, a produtividade é alcançada e a sua semana de trabalho se torna mais curta.

04-Encontre atalhos para economizar tempo:

As pessoas altamente produtivas, encontram atalhos para economizar tempo. Agora, apenas para ser claro, um “atalho” não significa um trabalho porco. Nós estamos falando sobre métodos que economizam tempo para tarefas repetitivas. É provável que existam milhares de formas diferentes de economizar tempo, mas há alguns métodos já testados e comprovados que sempre funcionam. Dê uma olhada em sua rotina diária e cheque aqueles pontos  que você está gastando um monte de tempo inútil fazendo tarefas repetitivas.

  • Mantenha modelos básicos de emails ou documentos que se repetem;
  • Deixe a tecnologia fazer o trabalho por você agendando simples tarefas diárias;
  • Gerando checklists para agilizar o trabalho.

Mesmo que você faça pequenas mudanças, qualquer coisa que economize 10 ou 15 minutos por dia vale. Esse tempo extra você poderá usar para ser mais produtivo em outras áreas, todas partes do plano para economizar sua carga de trabalho para encurtar sua semana de trabalho.

05-Escreva uma lista de coisas para parar de fazer:

Para ser mais produtivo, escreva uma lista de coisas para parar de fazer. O que você vai parar de fazer para torná-lo mais bem sucedido e mais produtivo? Algumas vezes, simplesmente reduzindo o seu tempo investido em coisas inúteis tais como checar o Facebook (alguns estudos mostram que a maioria das pessoas gastam 50 minutos por dia na rede social).

Se você conseguir tirar até 60 minutos por dia parando de fazer coisas inúteis e improdutivas, o tempo ganho em uma semana chegará em até 5 horas. Isso já é mais da metade de um dia.

06-Rotinas pós-trabalho te tornam mais afiado:

Ter uma rotinas pós-trabalho pode ajudar você a relaxar e tonar-se mais afiado para o próximo dia. Utilizar essa rotina dará ao seu corpo e mente a chance de aprimorar seu foco e se regenerar. É importante que essa rotina pós-trabalho inclua algumas atividades físicas que envolvam foco mental como malhação, seu esporte favorito, ou mesmo um jogo de tênis de mesa ou natação.

Fazer esse tipo de atividade, permite seu corpo relaxar e “desestressar”. Desenrolar do seu dia de trabalho para uma atividade dessas pode parecer perda de tempo, mas relaxar e ter uma pausa em atividades intelectuais, você estará “configurando-se” para um foco e produtividade mais aprimorados para o seu próximo dia de trabalho.

Mesmo que possa parecer que essas mudanças sejam insignificantes, elas realmente te ajudam. Adicionalmente, ter mais horas não resulta em mais trabalho a ser feito. Depois de várias horas de trabalho, nosso cérebro começa a desligar-se e nossa capacidade de trabalhar eficientemente vai para o ralo. No fim, não há melhor forma de iniciar sua semana do que você dominar o que enfrentará na semana. Use de segunda a quinta, para concluir sua carga de trabalho semanal e deixa a sexta feira para lidar com os projetos grandes ou começar com uma “cabeça de vantagem” a semana seguinte. Mesmo que seu empregador não o libere para curtir a semana mais curta, nada te impede você de elevar sua performance e preparar-se para o sucesso.

Não fique aí quietinho, se quiser dar um pitaco, esse espaço aqui é seu!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.