photo-8Fala Focado! Fala Focada!

Vamos ao passo 2 do nosso fluxo de cinco fases do GTD.

PUBLICIDADE

O esclarecimento é uma fase rápida, mas extremamente relevante para que a sua gestão de tarefas possa funcionar adequadamente. São duas perguntas básicas que definirão mais da metade do caminho sobre o que fazer com a tarefa que você capturou.

A primeira pergunta é: “Isso que está aí na sua frente é algo que precisa de uma ação?” São apenas duas respostas possíveis para essa pergunta. Você adivinha quais são? Pensa aí um pouquinho… Tempo esgotado! Se você respondeu que só tem duas respostas: PA-RA-BÉ-NS!!! As duas respostas possíveis são apenas: SIM ou NÃO.

Se a resposta for NÃO, no próximo post, quando estivermos falando de organização, vamos detalhar o que deverá ser feito.

Se a resposta for SIM, então você fará a segunda pergunta: “Qual é a ação que fará essa tarefa ser concluída?”  A resposta desta nova pergunta objetiva você dar uma instrução para você mesmo, o que deixa extremamente claro o que deve ser feito. Lembra? Esclarecimento!

Para essa fase o que é importante fazer, pegar cada item da caixa de entrada, fazer a primeira pergunta, caso a resposta seja sim, fazer a segunda pergunta e partir para organizar (que vamos falar daqui a pouco em um novo post). Regra de ouro, cada item depois de “pego” para esclarecer, deve ser devidamente esclarecido e não pode voltar para a caixa de entrada. Simples não?

O motivo de não voltar para a caixa de entrada é justamente para evitar que você fique manipulando várias vezes a mesma tarefa sem avançar. Imagino que você já vivenciou a seguinte situação: os e-mails que você deixa na sua caixa de mensagem, lê e volta o status para não lido para evitar “esquecer” de que aquela é uma pendência. Pode ter certeza que você já leu várias vezes a mesma mensagem e não avança por causa desse mau hábito. Outro problema da falta de esclarecimento é não responder adequadamente à segunda pergunta. Se você responde de forma genérica, não fica bem esclarecido e você novamente não avança. Fica assim, como um óculos embaçado sabe…

Esclarecido?

Um abraço focado

Fernando Sobrinho

Não fique aí quietinho, se quiser dar um pitaco, esse espaço aqui é seu!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.