Fala Focado! Fala Focada!!

Hoje é dia de macarronada? Sim!!!! Afinal de contas é domingo né? Mas não vamos falar de uma receita de molho de tomate não. Vamos falar de uma técnica muito interessante para te ajudar a arrebentar na hora da execução.

PUBLICIDADE

É a Técnica Pomodoro.

Você vai assustar, mas não é uma técnica tão nova assim. Ela foi desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 80, portanto, não é modinha recente não. E antes que você me pergunte, sim, o nome da técnica veio do “timer” de cozinha em formato de tomate mesmo.

O que consiste a técnica? É ridícula de simples. Veja só:

1) Você escolhe uma tarefa;
2) Configura um alarme para contagem regressiva em 25 minutos;
3) Faz a tarefa durante esses 25 minutos, garantindo que ninguém te interrompa;
4) Quando o alarme tocar, fazer uma pausa/descanso de 5 minutos;
5) Ativar novo período de 25 minutos para continuar sua tarefa, ou iniciar uma nova tarefa.

De todas as vantagens dessa técnica a principal delas é o foco de raio laser que ela te proporciona. Ao estabelecer que nada te interromperá durante 25 minutos, você irá conseguir detonar muitas tarefas e vai inclusive perceber que algumas de suas tarefas não duram várias horas, mas apenas esses poucos minutos.

Então, a cada ciclo de 4 pomodoros, você dá uma pausa maior, de 30 minutos.

Estudiosos afirmam que ao trabalhar dessa forma, seu cérebro está sendo usado de uma forma muito eficaz, pois as pausas ajudam a não sobrecarregá-lo. A analogia que eu faço para isso é com o coração, só conseguimos que nosso coração atravesse vários anos por conta dos descansos, sim, a cada batida, o coração por breve momento descansa. Já em relação ao cérebro os benefícios estão ligados a maior retenção de conteúdo (quando aplicamos para os estudos), maior produtividade e entregas (no trabalho).

Na minha opinião, cada pessoa tem o seu nível de pomodoro, pois não acredito que todo mundo tenha como padrão a capacidade de focar apenas em 25 minutos. Para alguns pode ser mais tempo, para outros, pode ser menos e quem pode responder isso é somente você e como você se comporta ao aplicar a técnica.

Que você tenha uma semana focada!

Fernando Sobrinho

Não fique aí quietinho, se quiser dar um pitaco, esse espaço aqui é seu!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.