img_4019

A blocagem de tempo é exatamente o que parece ao ouvir pela primeira vez. Você organiza o seu tempo no dia em blocos específicos para poder focar nas tarefas que você vai alocar nesses blocos. Isso ajuda muito a enxergar o uso que você faz do seu tempo versus as tarefas que precisa lidar evitando distrações e perdas por não alocar adequadamente as coisas do seu dia. Quem deu a primeira dica sobre essa organização do uso do tempo foi Cal Newport e ele estima que uma semana de trabalho de 40 horas organizada dessa forma equivaleria a uma semana de trabalho de 60 horas. Uau!

PUBLICIDADE

Como é o processo:

  1. Toda noite, divida uma folha pautada em duas colunas;
  2. Dedique duas linhas para cada hora do dia e então divida esse tempo em blocos rotulados com os seus compromissos;
  3. Na coluna da direita, adicione explicações para esses blocos;
  4. Se algo mudar, simplesmente movimente seus blocos reorganizando-os.

Você deve estar se perguntando, eu vou mover blocos como? Riscando? Rabiscando por cima e reescrevendo? Para tentar ilustrar eu procurei na internet uma imagem e achei essa aqui que é auto-explicativa:

2015-11-15-time-blocking-pen-and-paper

É…. fazer isso manualmente poderá ser uma tortura para alguns e se você é uma dessas pessoas vai concordar que a versão digital abaixo é mais fácil de administrar né?

Calendar-Example

É uma metodologia boa para pessoas que tem muitas reuniões, para profissões que dependem de visitas físicas a clientes, tais como: vendedores diversos, corretores (de seguro, de imóveis, etc) mas serve também para quem ao longo do dia deve fazer diversas atividades rotineiras, mesmo que seja apenas na sua estação de trabalho.
Uma preocupação, principalmente para os que possuem atividades externas é considerar possíveis atrasos, no trânsito, ou no atendimento individualizado de cada cliente, pois encher os blocos sem considerar isso, fatalmente fará você chegar atrasado nos compromissos seguintes.

Eu considero a blocagem de tempo uma técnica e não uma metodologia de gestão de tarefas, pois te dá suporte visual sobre como você está ocupando o seu tempo, mas não te dá uma análise crítica sobre como você está decidindo usar o seu tempo. Ela pressupõe que você já está tomando as melhores decisões sobre como “investir” o tempo que você tem. E é exatamente essa a vantagem da blocagem, pois pode ser usado em qualquer metologia que você já usa, seja o GTD, seja o Bullet Journal, seja o Agile Results, etc…

E aí? Bora organizar a agenda?

Um abraço focado

Fernando Sobrinho

Não fique aí quietinho, se quiser dar um pitaco, esse espaço aqui é seu!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.