creative_people

Calma, não sou eu que estou afirmando isso, rsrsrsrs

PUBLICIDADE

Dave Lee é o CEO e fundador da GP Apps e não é um entusiasta do GTD, ao menos para pessoas que tem a criatividade como principal drive das suas atividades.

O bom é que o mimimi não é vazio e ele proporcionou uma alternativa para essas pessoas criativas, que ele denominou de: Sistema Dave Lee (que cara humilde né? kkkkkk)

Lee acredita que as pessoas criativas, ou inovadoras quando vão mais fundo em uma questão ou problema, se tornam mais criativas. E esse é o problema que sistemas de gestão de tarefas padronizados não conseguem resolver, pois criam um stress e deixam as pessoas sentirem-se sobrecarregadas. O sistema do Lee parece resolver esse problema.

Não entraria no mérito de julgar qual sistema é melhor ou se esse é o verdadeiro motivo do sistema do Lee ser um “antagonista” do sistema do David Allen, mas não tem como parecer que haja um certo despeito ou talvez uma tentativa de atrair para si alguma “publicidade”, pois convenhamos, o GTD do Allen é muito utilizado pelas pessoas mundo afora. E qual a razão de não julgar de minha parte? As pessoas não são todas iguais e sistemas podem ser mais aderentes a alguns grupos e não tão aderentes a outros. Viva a diversidade! Por isso gosto de conhecer os vários sistemas e técnicas que existem, principalmente por conta de fazer aconselhamentos nessa área.

O melhor sistema de todos não existe, só existe o melhor sistema para você.

O processo:

1. Escolha cinco importante áreas de foco e cada dia da semana terá a sua área;
2. Identifique três resultados desejados para a semana;
3. Selecione três resultados desejados para o dia. Todos os três devem ser relacionados com o foco do dia;
4. Trabalhe em sessões focadas de 25 minutos, e faça pausas entre elas;
5. Organize cada foco diário como um projeto separado;
6. Mantenha o mínimo de informações necessário para permanecer focado. Não afogue os projetos com toneladas de tarefas e anotações;
7. Livre-se da informação que não é crítica para armazenar;
8. Priorize o seu dia de acordo com a área de foco e os três resultados desejados. Após a conclusão dos três resultados desejados, sinta-se livre para lidar com outras coisas menos cruciais;
9. Mantenha sua área de trabalho limpa.

As pessoas que trabalham no campo da criatividade, como escritores, artistas, designers gráficos, etc podem se beneficiar muito do sistema do Dave. Esses indivíduos pensam mais com a foto inteira do que tarefa a tarefa. Dessa forma, um sistema que te força a olhar os objetivos finais e conceitos, acaba funcionando melhor em termos de organização e produtividade.

Como o tamanho único é aquele que não serve em ninguém, mantenha a mente aberta e experimente, principalmente se você está no publico alvo do Dave Lee.

Um abraço focado

Fernando Sobrinho

Não fique aí quietinho, se quiser dar um pitaco, esse espaço aqui é seu!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.