TRIADE_DO_TEMPO_PRODUTIVIDADE_BALANCO_FOCADO

Hoje vamos falar sobre uma segunda metodologia brazuca desenvolvida pelo Christian Barbosa.

PUBLICIDADE

Christian desenvolveu essa sua metodologia alguns anos depois que Stephen Covey apresentou ao mundo o seu livro, os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, onde descreveu a Matriz de Eisenhower, como uma ferramenta para que as pessoas pudessem ser mais produtivas e eficazes.

Só que para algumas pessoas a matriz era complexa, e elas acabavam frustrando-se com o seu uso, pois elas sabiam definir bem o que era importante e o que era urgente, mas as outras duas classificações, acabavam gerando dúvidas.

Percebendo essa dificuldade, Christian desenvolveu a Tríade, que além de ser mais simples, ainda trazia toda a mitologia por trás do número 3. É meu jovem, não sei se ele fez isso como estratégia de marketing, mas Tríade, principalmente no Brasil, um país predominantemente cristão, deve ter criado uma forte identidade com a Santíssima Trindade, mas isso são conjecturas desse que vos escreve, rsrsrsrs.

O ponto é que de fato a ferramenta realmente era mais simples e mais aplicável para as pessoas que perceberam dificuldade em outras metodologias.

Primeiramente, precisamos explicar a tríade:

Tarefas Importantes: são aquelas que trazem resultados para você no curto, médio e/ou longo prazos. É tudo aquilo que é significativo na sua vida e está alinhado com o seu propósito;

Tarefas Urgentes: são aquelas que surgem de última hora, que poderiam até ser previstas, mas não foram tratadas no tempo adequado e agora são causadoras de estresse. (Veja só que não deixei claro que são ruins, é apenas um fato que elas existem e vão continuar existindo);

Tarefas Circunstanciais: são aquelas tarefas desnecessárias, até podem ser importantes para alguém, mas não para você, não para os seus resultados.

O processo:

1. A primeira coisa mais importante é descobrir como você gasta o seu tempo, não se pode chegar a um destino, sem saber onde você está no mapa. Para isso vou disponibilizar o link de uma rápida pesquisa que vai demonstrar onde você está, clique aqui;
2. Depois do teste, você vai começar a enfrentar o seu dia a dia classificando suas tarefas em apenas uma dessas alternativas, sério, apenas uma delas. Uma tarefa não pode ser circunstancial e importante, ou é circunstancial ou é importante ok?
3. Toda semana então você vai pegar todas as suas tarefas e vai fazer novamente a mesma medição, só que agora, a continha quem vai fazer é você. Muito simples: imagine que você fez ao todo 100 tarefas na semana, sendo que 50 foram circunstanciais, 30 foram urgentes e 20 foram importantes. Dica, essa é uma tríade ruim;
4. A Tríade Ideal é quando você alcança em 100 tarefas concluídas, 70 importantes, 20 urgentes, 10 circunstanciais. É com esse destino que você vai se importar.

Puxa, mas como assim, ainda vou fazer tarefas circunstanciais? Sim, você vai ter tarefas que não podem ser feitas por outra pessoa, podem ser feitas só por você e não vai agregar nada na sua vida e nos seus resultados de curto, médio ou longo prazo, mas a questão é que ninguém fica livre delas totalmente.

E as urgentes, normalmente são tarefas importantes que viraram urgentes devido ao prazo para sua realização estar chegando muito próximo. Pergunte a você mesmo agora, quando foi a última vez que você tinha uma tarefa para fazer, um trabalho da faculdade para entregar, com duas semanas de prazo e fez, com duas semanas de antecedência e não a dois dias do prazo? Em algum momento você escolheu não fazer essa tarefa ou trabalho e é aí que a Tríade atua. Com melhores escolhas, naturalmente as tarefas urgentes vão começar a diminuir e com uma mente mais descansada e menos estressada, problemas que você está enfrentando e considera complexos se tornam mais fáceis de resolver. Bem vindo ao mundo da mente clara como água!

Gostou desse texto? Então compartilha gafanhoto, manda para o seu chefe, para os seus liderados, para sua esposa ou seu esposo e vamos mudar para o próximo nível!

Um abraço focado e triado,

Fernando Sobrinho

Não fique aí quietinho, se quiser dar um pitaco, esse espaço aqui é seu!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.