time_tracking_produtividade

O tempo é o recurso mais democrático do mundo, pois cada ser humano recebe no início de cada dia, as mesmas 24 horas que todo e qualquer outro humano também terá. O bom uso desse recurso fará a diferença em sua qualidade de vida e de forma mais profunda, em seu sentido de vida. Vamos conhecer uma técnica que vai te ajudar a te ajudar a verificar como você está gastando o seu tempo?

PUBLICIDADE

Já adianto que não é uma metodologia que por si só vai te dar as respostas sobre como usar melhor seu tempo, pelo contrário, vai te ajudar a fazer perguntas, a principal delas é: Vejo que estou gastando um grande tempo fazendo um monte de coisas, elas estão alinhadas com a possibilidade de viabilizar os resultados que eu desejo para a minha vida? A resposta é que vai de fato mudar o jogo.

O processo:

1. Registre tudo o que você faz no seu dia de trabalho, e não estou limitando o dia de trabalho a apenas as tarefas profissionais não, registre tudo mesmo, inclusive as tarefas domésticas ou pessoais;
2. É importante que tudo o que você registrar deve ter o tempo que você gastou fazendo aquela atividade;
3. Outra coisa muito importante é registrar tudo dentro de um mesmo lugar de armazenamento dessa informação;
4. Faça revisões regulares nas suas informações.

Eu enxergo basicamente dois benefícios concretos que o Time Tracking proporciona:

1. A noção de como você está investindo ou empenhando suas horas de trabalho;
2. A percepção de que tem coisas que você está gastando mais tempo para fazer do que deveria, mas não deu atenção.

O primeiro benefício é direto, positivo, vai te fazer refletir se está fazendo as coisas que te aproximam dos seus objetivos, ou o afastam. Com essa informação você pode reprogramar, reinventar, refazer e se alinhar com os seus desejos.

O segundo benefício é indireto, mas tem um resultado muito impactante na sua vida. Pense nesse exemplo: montar o relatório semanal de análises e sugestões no seu trabalho é uma atividade que consome objetivamente 4 horas, se você começar a fazer e não parar, todavia, você faz isso e acessa seus e-mails no meio tempo, acessa sites de outros assuntos, é interrompido algumas vezes por conta de assuntos relevantes e pertinentes ao trabalho, é interrompido um monte de vezes sobre assuntos que não tem a ver com o trabalho e quando vai fazer o Time Tracking dessa atividade você percebeu que gastou 2 dias fazendo (16 horas). Essa informação vai ser uma bomba na sua cabeça pois ficar livre daquele relatório rápido, vai fazer você ser notado pelos gestores, ao passo que fazer como todo mundo faz, vai tornar você igual a todo mundo… cade o diferencial?

Quer mais um exemplo? Vai lá: eu costumo lavar a louça mas percebia que minha esposa era muito mais rápida do que eu nessa atividade. Intrigado vi que ela gastava cerca de 15 minutos para lavar a louça de um almoço ou janta (pratos, copos, talheres e uma ou duas panelas, com pia e fogão limpos). Eu gastava quase 45 minutos para fazer a mesma atividade. Só fazendo o Time Tracking não iria mudar nada, mas perceber que há uma diferença de tempo no que ela fazia e no que eu fazia me despertou para observar como ela estava fazendo e com isso corrigir algumas coisas no meu processo. Resultado? Claro que ela continua a fazer mais rápido que eu kkkkkkk, só que ao invés de gastar 45 minutos eu gasto apenas 20! Tá vendo!!!! Enquanto ela está estagnada a muito tempo nos mesmos 15 minutos, eu evolui mais de 100%. E só não baixo mais meu tempo por conta do meu TOC Virgiano* de lavar tudo em uma sequencia lógica que eu me sinto mais confiante rsrsrsrs. Anote aí: panelas, pratos, copos, talheres, põe tudo no escorredor, pia e fogão, exatamente nessa sequencia.

Não é à toda que o Time Tracking é comparado ao extrato bancário, pois você recebe um valor para gastar durante o dia e esse valor será gasto de qualquer jeito, mas como fazer o gasto ser mais “rentável” para o dono da conta? Esse é o desafio!

Dois pontos importantes que eu não poderia nunca deixar de mencionar aqui são: o risco da falta de disciplina para o registro do tempo e das atividades e o segundo, que é muito pior, a tara por achar um aplicativo perfeito, uma planilha perfeita, uma redação perfeita para poder analisar de forma cirúrgica depois. Tenha muito cuidado com a tara perfeccionista, pois se você cair nela, vai consumir muito do seu tempo só no processo de registrar, organizar os registros, passar a ser um curador dos registros. Faça suficiente, para você ter noção de onde estão os problemas que você precisa enfrentar. Você vai perceber que 80% do seu problema é independente do método pelo qual escolheu fazer o seu Time Tracking, se por aplicativo, no caderno, na planilha Excel, etc.

Um abraço focado e bons registros,

Fernando Sobrinho

*Virgiano. Sempre achei que quem nasce pelo signo de Virgem seria denominado Virginiano e não é que deparei esses dias com o termo Virgiano para essa denominação! Para não atrapalhar o Karma, nem desequilibrar nenhum chakra e manter os astros em profundo alinhamento com o cosmos não contrarie o esoterismo rsrsrsrs. Em tempo, é virginiano também quem nasce no estado da Virgínia nos Estados Unidos.

Não fique aí quietinho, se quiser dar um pitaco, esse espaço aqui é seu!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.