img_3692

Você já teve a sensação de estar se sentindo jogado de um incêndio para o outro, como se tudo o que você está envolvido só tem até ontem para ser feito?

PUBLICIDADE

Isso está te sobrecarregando e você não consegue tomar boas decisões?

Você gostaria de conhecer um método para parar de ter essa sensação?

Ao final da leitura desse artigo, você terá a capacidade de botar um pouco mais de controle nessa sequencia de incêndios que você está vivenciando.

A Matriz Eisenhower, também conhecida como matriz de importância-urgência, te ajuda na priorização das suas tarefas, permitindo você ter a capacidade de lidar com os incêndios, mas também lidar em como evitar alguns deles.

Dwight Eisenhower foi o 34º presidente americano e sua metodologia é a explicação para o fato dele ter sido um cara reconhecidamente muito produtivo. Durante seu mandato, Eisenhower estabeleceu o Alasca e o Havaí como estados, permitiu a criação da NASA, lançou projetos para criação de rodovias interestaduais e criou a comissão dos Direitos Civis americanos. Antes de assumir a presidência, foi general do exército americano durante a Segunda Guerra Mundial quando foi responsável pelo planejamento e execução das invasões da Alemanha e França na posição de Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa. Ele ainda encontrou tempo para servir como Presidente na Universidade de Columbia, tudo isso enquanto mantinha seu casamento, educava seu filho e perseguia o golfe e pintura a óleo como seus hobbies.

É óbvio que temos algo a aprender com um cara como esse!

O processo:

1. Identifique as tarefas Urgentes e Importantes e as ataque imediatamente, sem mimimi, sem desculpa;
2. As tarefas Importantes e Não-Urgentes, bloqueie sua agenda em uma data e hora específicas para você fazer;
3. As tarefas Urgentes e Não-Importantes, tente delegar ou transferir para outro fazer;
4. As tarefas Não-Urgentes e Não-Importantes, devem receber um sonoro não, pois irão apenas ocupar o seu tempo sem ter a capacidade de agregar nada para você ou para os resultados que você está perseguindo.

Mas como separar o que é urgente do que é importante?

Essa é uma boa pergunta. Para ajudar seguem alguns exemplos de tarefas e como elas podem se classificadas na matriz:

a) Urgente e Importante: emergências médicas, projetos ou tarefas com data de conclusão, metas ou problemas que requerem sua atenção imediata;
b) Importante e Não-Urgente: planejamentos diversos, saúde (alimentação, exercícios físicos), desenvolvimento pessoal;
c) Urgente e Não-Importante: interrupções, reuniões sem objetivos claros, urgências de outras pessoas;
d) Não-Urgente e Não-Importante: ficar zapeando entre os canais da tv, ou de vídeo em vídeo no Youtube e/ou redes sociais, fofocas e ligações irrelevantes.

Veja a matriz na imagem abaixo:

matrix_eisenhower_fer

Experimente a matriz e depois comente aqui qual o resultado você obteve.

Não esqueça de curtir, compartilhar com seus amigos o nosso conteúdo e participe, enviando e-mail para balancofocado@gmail.com ou mensagem de texto ou voz para o WhatsApp 31-92000-8554!

Um abraço focado
Fernando Sobrinho

Não fique aí quietinho, se quiser dar um pitaco, esse espaço aqui é seu!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.