balanco_focado_basezero

Esse é um artigo traduzido e foi postado originalmente no Medium nesse endereço: Zero-Base Calendar.

PUBLICIDADE

A autora chama-se Melanie Deziel, dá uma visitada nos textos dela.

Como microempreendedor individual (o termo em inglês é solopreneur), eu criei meu próprio calendário e minha produtividade é limitada apenas pelas horas do meu dia e como eu as administro. Para esse fim, eu estou sempre procurando melhores formas de manter controle sobre as tarefas, ajeitar os meus dias, organizar minhas listas de tarefas a fazer e decidir minhas prioridades.

Eu estava intrigado pela abordagem do Calendário Base Zero promovida por Cathryn Lavery e Allen Brouwer, cofundadores do BestSelf Co. A dupla se encontrou em um programa de empreendedorismo e passou um ano pesquisando sobre sucesso, lendo 150 livros, assistindo a mais de uma dúzia de conferências e ouvindo a milhares de episódios de PodCasts. O resultado foi o lançamento de seu planejador de produtividade de 13 semanas denominado: The SELF Journal, o qual foi lançado na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter, excedendo o objetivo de U$15 mil dólares em 28 horas, e levantando ao fim de 34 dias o valor total de U$ 322 mil dólares.

Essa abordagem do Calendário Base Zero é essencialmente o princípio de contabilizar toda hora em seu dia, não deixando espaços em branco no seu calendário ou agenda, assim tdoas as coisas que você precisa fazer tem um tempo bloqueado e designado para ele. “Zero espaços em branco muda o seu relacionamento com o tempo,” diz Lavery, criando mais trabalho focado, mas fazendo você mais consciente de como gasta o seu tempo.

Lavery e Brouwer compartilham algumas dicas para implementar um Calendário Base-Zero e os benefícios que ele pode criar para empreendedores que lutam por fazer acontecer.

Reserve tudo (sim, tudo mesmo)

Tradicionalmente, nós usamos os calendários apenas para registrar nossas responsabilidades com compromissos definidos com data e hora: chamadas, reuniões, apresentações e apontamentos. Para fazer isso funcionar, tudo o que você precisa fazer é manter reservado no seu calendário, todas as coisas tanto profissionais quanto pessoais. Isso inclui coisas como deslocamentos, academia, banho, tempo de alimentação, encontros com o “crush” e tudo o mais que ocupa tempo em seu dia. quando você registra as suas tarefas, você terá um melhor senso do que você precisa fazer e ficará mais hábil em acompanhar seus progressos e conquistas. “Você se torna mais consciente do seu tempo e menos desperdiçador,” Brouwer adiciona.

Obtenha estimativas mais claras

A ideia de que uma tarefa se expande para o tempo alocado para ela não é nova, mas é importante, especialmente para tarefas menos objetivas como “ajustar meus investimentos em previdência” ou “procurar um designer gráfico para contratar”. Sem tempo dedicado para completar esse tipo de tarefas, elas sem empurram para frente ou levam mais tempo para completar do que o esperado.
“Sem ficar claro o tempo para iniciar e terminar, as tarefas irão consumir mais tempo que o necessário,” diz Lavery. Adicionando todas as suas tarefas ao calendário com blocos específicos de tempo, você começará a ficar mais consciente de quanto tempo várias de suas tarefas realmente levam.

Diminua o desperdício nos intervalos de compromissos

Quando seu dia é preenchido com ligações esporádicas e encontros, você frequentemente acaba ficando com pequenos blocos vazios de tempo de 30 a 60 minutos entre os compromissos, o que pode tornar trabalhos focados e mais profundos difíceis. Sem algo para preencher esses blocos de tempo, eles se tornam praticamente desperdício, enquanto você gaste tempo tentando decidir o que fazer ou acaba sugado pela sua caixa de entrada, Facebook ou outra tarefa que não vai agregar.

Proteja seu tempo pessoal

Quando você define seu próprio calendário, é fácil o trabalho começar a sangrar para cima do seu tempo pessoal, com a desculpa de que nós estamos motivados. Quando não temos limites estabelecidos claramente entre os dois, nós não percebemos que o trabalho vagarosamente acaba tomando conta das nossas vidas. “Quantos de nós deixamos para depois as coisas que gostamos por conta de não ter tempo?” Lavery pergunta, “Um calendário base-zero ajuda a enfrentar isso.”

Um calendário Base-Zero requer que você crie claras delimitações entre as várias partes do seu dia, então assim você se torna mais hábil para estabelecer e respeitar seus limites. Quando você sabe que está completando suas tarefas definidas para o dia, e o seu bloco estabelecido para o jantar, ou a noite de namoro está para começar, você pode fazer a transição para um estado mais descansado sabendo que você completou o que estava definido para aquele dia.

 

Espero que tenham gostado da tradução!

Um abraço Focado

Fernando Sobrinho

2 thoughts on “Como mapear para onde vai o seu tempo para fazer acontecer”

  1. Grande Confrade Fernando, gostei muito desse texto. Vou tentar colocar em prática. Só fiquei em dúvida sobre o significado de Crush. Abraço.

Não fique aí quietinho, se quiser dar um pitaco, esse espaço aqui é seu!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.