Como comentei em um artigo anterior, fiz uma baita jornada para ajudar meus pais a passarem uma situação delicada em relação à saúde, envolvendo internação em hospital, UTI e muitas horas de espera.

Tem coisa mais chata que esperar? Quem aqui já fez algum treinamento sobre processo produtivo sabe que uma das perdas mais terríveis é o tempo perdido por espera, pois esse é um tipo de perda totalmente irrecuperável.

PUBLICIDADE

Mas voltando ao nosso caso, se esperar já é ruim, ter que esperar notícias sobre um ente querido hospitalizado torna a experiência ainda mais angustiante. Se por um lado é impossível você ficar menos preocupado com seus entes queridos, por outro lado posso garantir de experiência própria, que dá para administrar a ansiedade. Vamos às dicas então?

Primeira dica:

Independentemente da sua crença ou mesmo que não tenha nenhuma, concentre-se na pessoa que você está aguardando notícias. Imagine-se conversando mentalmente com ela, dizendo cada palavra que gostaria de dizer, o quanto gosta dela e o quanto quer ver ela sair rápido dessa situação. Se algum dia você estiver nessa situação, eu torço para você se lembrar dessa dica, simplesmente faça, não questione, você também não será questionado, pois só você vai saber disso. Faça.

Segunda dica:

Obtenha o máximo de informação com os médicos, enfermeiros ou atendentes que estiverem a disposição para te dar as informações. Esteja sempre alerta para quando eles chegarem e faça isso com gentileza. Tenha em mente que todos ali estão buscando fazer o melhor para aliviar a dor e sofrimento do seu ente querido então não despeje suas angústias e raiva pelo que está passando neles.

Terceira dica:

Você vai ficar longas horas esperando. Isso faz você ficar pensando muito, e tem horas que nos vemos pensando em coisas que não são boas. Não se culpe por ter esse tipo de pensamento, o cérebro foi feito para imaginar cenários e como você vai lidar com eles, mas se force para não ter os pensamentos negativos dominando suas preocupações. Não ajuda você dar espaço para os pensamentos negativos. Afaste-os de forma ativa. Uma coisa é estar preparado para más notícias, outra é ficar vidrado pensando em várias possibilidades negativas. Isso consome uma energia que você vai precisar.

Quarta dica:

Se for muito difícil para você afastar os pensamentos negativos, vou te sugerir uns aliados nisso. Livros, audiolivros e podcasts podem te ajudar nos momentos de espera a não atrair pensamentos negativos. Para mim foram muito úteis. Como eu tenho os livros nos aplicativos de leitura do celular, cabo e carregador devem estar nesse pacote para te ajudar a lidar com a espera.

Quinta dica:

Tenha em mente que o seu ente querido estar em um hospital, quando se está com algum problema de saúde, é o melhor lugar no qual ele ou ela poderia estar, pois objetivamente, ali estão os recursos para ajudá-lo a sair dessa. Simplesmente saiba disso.

Sei que é dificílimo passar por uma situação dessas, senti isso na carne, acredite. Ter usado essas dicas que acabei de compartilhar com você me fizeram manter um pouco da sanidade e principalmente, não permitiram que eu me consumisse em angústia possibilitando que eu me mantivesse totalmente capacitado para enfrentar a situação e saber o que fazer a cada momento. Não espero que você precise, aliás, desejo ardentemente que você não precise, mas caso a vida traga até você esse desafio para enfrentar, espero que as dicas que estou disponibilizando possam suavizar um pouco a jornada.

Um abraço focado,

Fernando Sobrinho

Não fique aí quietinho, se quiser dar um pitaco, esse espaço aqui é seu!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.