Hoje quero apresentar para você uma ferramenta muito útil para pais e mães de crianças e adolescentes com dificuldades na fala. Vou falar sobre o Matraquinha e a sua inspiradora história e como poderá ajudar você ou algum amigo ou amiga do seu círculo que porventura estejam enfrentando esse desafio.

O Transtorno do Espectro Autista, ou autismo como é mais comumente conhecido é definido pela presença de “déficits persistentes na comunicação social e na interação social de múltiplos contextos, atualmente ou por história prévia” conforme descrito no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

São 5 os tipos de autismo existentes:

Sindrome de Asperger: é uma forma mais branda de autismo, mas que já apresenta no portador;

Transtorno Autista: as pessoas apresentam um atraso linguístico significativo, desafios sociais e de comunicação e também comportamentos e interesses incomum;

Transtornos Invasivos do desenvolvimento Nível 1 – Exige apoio: dificuldade para iniciar ou responder a interações sociais, pouco interesse pelos mesmos. Dificuldade em trocar de atividade, organização e planejamento;

Transtornos Invasivos do desenvolvimento Nível 2 – Exige apoio substancial: dificuldade maior para iniciar ou responder a interações sociais mesmo com apoio. Apresenta comportamentos repetititvos e sofrimento para trocar de atividade ou ações;

Transtornos Invasivos do desenvolvimento Nível 3 – Exige apoio muito substancial: déficits graves na comunicação verbal e não-verbal. Comportamentos inflexíveis e grande sofrimento para mudar foco e atividades.

Definitivamente não é uma situação fácil para pais e mães que criam grandes expectativas em relação a um filho e o diagnóstico de Autismo geralmente vem acompanhado de uma sensação de culpa imensa. 

Entretanto, conheço um amigo que pegou esses sentimentos e ao invés de se deixar ser abatido por eles, e ninguém o recriminaria por conta disso diga-se de passagem, simplesmente com o apoio da sua esposa e seu irmão buscaram criar um aplicativo que pudesse ajudar seu filho a se comunicar com eles, possibilitando o desenvolvimento da comunicação e principalmente conseguir criar autonomia para o pequeno Gabriel.

Foi com esse pano de fundo que Grazyelle, Wagner e Adriano, desenvolveram o Matraquinha, um aplicativo que ajuda não somente os diagnosticados com algum tipo de autismo, mas acabou fazendo um bem enorme para outras crianças e adolescentes com limitações de comunicação.

O funcionamento do app é muito simples: ele possui dez grupos de mensagens sendo elas, emoções, necessidades, comida, diversão, roupa, dor, saudações, escola, números e alfabeto. Cada grupo possui de 3 até 26 mensagens diferentes, em formato de imagens, para ajudar a criança a expressar suas demandas de forma clara.

Seguem aqui algumas telas do aplicativo:

E o Matraquinha saiu na mídia também como essa reportagem do Estadão e até em PodCast de conhecido meu o Rodrigo do Entre Fraldas rsrsrs.

PUBLICIDADE

E com vocês segue o Wagner Yamuto ao vivo e a cores dando entrevista para o Programa Inova360 Record News.

Wagner Yamuto

Um fato importante, o Matraquinha é totalmente gratuito e pode ser baixado nas versões para Android, iPhone e iPad. Você encontra mais informações sobre o Matraquinha no site www.matraquinha.com.br ou pelas redes sociais no Facebook, Instagram, LinkedIn e Vimeo.

Mas se você quiser fazer como o Rafael Medeiros e patrocinar o Matraquinha, é fácil, basta entrar em contato com o Wagner através WhatsApp no número 11-97076-6918

Longa vida ao Matraquinha e ao Gabriel, inspiração de toda essa manifestação de amor dos seus pais e tio.

Um abraço comunicadamente Focado,

Fernando Sobrinho

Não fique aí quietinho, se quiser dar um pitaco, esse espaço aqui é seu!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.